POR QUE EU DEVERIA FAZER ESSA PÓS?

Com a Pandemia da COVID-19, ocasionada pelo Novo Coronavírus no ano de 2020, a principal medida de “controle” da contaminação foi o lockdown, com isso a população ativa se viu obrigada a se reinventar digitalmente para continuar suas atividades profissionais. Nesse contexto, especialistas da área digital estimam que antecipamos pelo menos 05 (cinco) anos de progressos tecnológicos e digitais. As ciências jurídicas, especialmente a ramificação forense e suas diversas áreas periciais, não ficaram de fora desse progresso. Na prática, podemos observar diversas mudanças que fazem parte do nosso cotidiano, processos judiciais já nascem em formato digital, contratos são assinados de forma digital ou eletrônica, autenticações e registros digitais são mais rápidos e seguros no âmbito digital, transferências bancárias e liberações de senhas são realizadas com biometria e reconhecimento facial, assinaturas são coletas com dispositivos móveis e possuem validade jurídica. Os exemplos mencionados acima, associados a constante necessidade de aperfeiçoamento profissional, fez com que a coordenação pedagógica da FTA reunisse o que há de melhor e mais atual em suas áreas periciais para criar uma especialização de excelência e consequentemente habilitar os seus egressos, não só para uma atuação técnica, mas também, para facilitar a gestão profissional e consolidar as suas carreiras na área pericial. Atecnologia já é realidade em meio as perícias, se qualificar é uma necessidade e as ciências digitais forenses associadas a uma consultoria de alta performance, são as ferramentas adequadas para o seu futuro profissional.

 

QUAIS SERÃO AS MINHAS NOVAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS?

Concluindo a pós-graduação em Perícia Judicial e Ciências Digitais Forenses você será habilitado tecnicamente para atuar como perito judicial e/ou assistente técnico, realizando, com excelência, os exames envolvendo documentos digitais e grafoscopia digital. Terá ainda, uma base técnica bastante sólida nas áreas tecnológicas que permeiam as perícias digitais, além de receber orientações primordiais para consolidação da sua carreira pericial.

 

EU POSSO CURSAR ESSA PÓS? PARA QUEM É INDICADA?

Para cursar essa pós-graduação basta você ter uma formação de nível superior (Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado), certificada por uma instituição de ensino devidamente credenciada junto ao Ministério da Educação. Indicamos essa pós-graduação para os profissionais que queiram atuar em perícias judiciais na área cível, mediante cadastro junto aos Tribunais de cada região, recebendo nomeações para auxiliar tecnicamente os magistrados quanto as análises documentoscópicas e grafoscópicas, especialmente nos casos que envolvam aplicação de tecnologia. Para os profissionais que almejam a iniciativa privada e o empreendedorismo, poderão firmar parcerias com escritórios, associações, sindicatos dentre outras instituições para atuar como assistentes técnicos, elaborando pareceres e relatórios técnicos que irão instruir futuras demandas judiciais. No campo das pesquisas científicas, os alunos/pesquisadores terão capacidade técnica e prática para aprofundar estudos qualitativos e quantitativos, estabelecendo padrões e novos métodos de trabalho, tendo como base o que existe de mais moderno, tecnológico e atual na área pericial. Por fim, os que pretendem uma atuação na área pública como concursados, terão conhecimento técnico aprimorado para possíveis aprovações em concursos públicos afins e consequentemente poderão contribuir para uma prestação de serviços de excelência quando aprovados.

 

O QUE EU VOU ESTUDAR NESSA PÓS?

O Curso de Pós-Graduação lato sensu Perícia Judicial e Ciências Digitais Forenses é composto por 15 disciplinas correlacionadas e repletas de aplicabilidade prática.

 

DISCIPLINAS

  • PERÍCIA JUDICIAL;

  • INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO FORENSE;

  • O MINDSET DO APRENDIZADO;

  • BIOMETRIA – RECONHECIMENTO FACIAL;

  • INTRODUÇÃO A GRAFOSCOPIA;

  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E GESTÃO DE CARREIRA;

  • LABORATÓRIO I – REDAÇÃO, PARECERES E CONTRATOS;

  • LABORATÓRIO II – EDIÇÃO E PROCESSAMENTOS BÁSICOS DE IMAGENS PARA LAUDOS PERICIAIS;

  • DOCUMENTOSCOPIA;

  • DOCUMENTOS DIGITAIS I;

  • DOCUMENTOS DIGITAIS II;

  • ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE LAUDOS;

  • FUNDAMENTOS DE GRAFOSCOPIA DIGITAL;

  • GRAFOSCOPIA DIGITAL – ANÁLISES, LIMITAÇÕES E EXERCÍCIOS PRÁTICOS;

  • CONSULTORIA PROFISSIONAL – CARREIRA NA PERÍCIA JUDICIAL.

 

COORDENAÇÃO

THIAGO GONZAGA

Advogado atuante na área do Direito Empresarial, Cível e Consumerista, com foco em Assessoria Preventiva e Gestão Patrimonial. Sócio Proprietário do Escritório Gonzaga Advocacia e Assessoria Jurídica. Diretor Jurídico e Administrativo na Faculdade de Tecnologia Avançada – FTA. Professor Titular no Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Tecnologia Avançada – FTA. Atuação na Assessoria da Gerência do Contencioso Administrativo do PROCON – GO. Atuação como Assessor Titular no 10º Juizado Especial Cível do Consumidor da Comarca de Goiânia – Goiás. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Avançada – FTA. Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes – RJ. Especialista em Perícia Judicial e Documentoscopia Avançada pela Faculdade de Tecnologia Avançada – FTA. Especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses pela Faculdade de Tecnologia Avançada – FTA. Formação Profissional Docente para professores de Direito pela FGV. Formação Profissional em Fundamentos da LGPD pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Formação Profissional em Introdução as relações de Consumo pela FGV. Formação Profissional em Direito Consumerista Aplicado ao Contexto Jurídico pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Formação Profissional em Direito do Consumidor Aplicado aos Profissionais Liberais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Formação Profissional em Direito Empresarial Aplicado a Advocacia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Formação Profissional para Planejamento Sucessório Empresarial pela Escola Superior de Advocacia – ESA. Formação Profissional em Elaboração de Contratos pelo PROORDEM.

 

 

JOSÉ WALBER BORGES PINHEIRO

Doutorando em Ciências da Informação (UFP-Portugal); Mestre em Educação – PUCGO; Especialista em Docência Universitária; Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Perito Criminal Federal Classe Especial; Ex-chefe do Setor Técnico Científico da Polícia Federal em Goiás; Professor da Universidade Estácio de Sá (Graduação e Pós-Graduação). Professor do IPOG; Professor da Academia Nacional de Polícia.

AGENDA DO CURSO 

546 hs/a

Online com Transmissão ao Vivo (você assiste no conforto de sua casa como se estivesse em sala de aula).

15 Módulos de 36 h/a, sendo 24 h/a transmisão ao vivo e 12 h/a online.

Os módulos acontecerão uma vez ao mês pela plataforma zoom:

  • Sexta: das 19h às 23h

  • Sábado: das 8h às 19h

  • Domingo: das 8h às 14h

Matricule-se Agora!

Preencha o formulário corretamente, clique em enviar dados para validar as informações e em seguida confirme a sua matrícula!