MOTIVAÇÃO

A Medicina Veterinária é uma profissão que possui várias áreas de atuação. Geralmente o público leigo desconhece todas as áreas de atuação deste profissional. Pela multiplicidade de áreas, teremos também uma correlação com as Ciências Forenses. Sendo que o Médico Veterinário poderá atuar em vários temas, vejamos alguns:

1 – Alimentação: Com a crescente demanda de alimentos no mundo, o Brasil tem se tornado grande exportador de alimentos. O Médico Veterinário é responsável pela inspeção de produtos de origem animal como carnes, pescados e leite nos frigoríficos e laticínios. Também na fiscalização do comércio varejista.

2 – Ambiental: Vigilância ambiental, análise de impactos no meio ambiente, gestão ambiental, controle de resíduos, desastres naturais, orientador em projetos ambientais, preservação de animais silvestres, combate o tráfico de animais silvestres.

3 – Bem-estar animal: Incentiva práticas que coíbem os maus tratos a animais e pode identificar estes atos.

4 – Saúde pública: Planeja, coordena e executa programas de defesa sanitária e de vigilância sanitária. Combate ao bioterrorismo. Controle pela sanidade de alimentos de origem animal, integra as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

5 – Produção Animal: Atua na criação e melhoramento genético de criações de animais de produção. Responsável pela valoração de rebanhos.

6 – Genética: Possui conhecimentos avançados em genética de tal modo que hoje destaca-se mundialmente pelos avanços na reprodução animal, produção in vitro, clonagem e sequenciamento genético.

Assim devemos motivar os Médicos Veterinários a cursar esta Pós-Graduação em Medicina Veterinária Forense para que este desenvolva todo o seu potencial profissional e tenha sempre a possibilidade de atuar em mais de uma área do seu conhecimento. Cursando esta Pós-Graduação o profissional será identificado no mercado de trabalho como multidisciplinar, podendo atuar em várias frentes de trabalho.

 

OBJETIVOS 

Objetivos Gerais:

Este curso foi elaborado para dar ao profissional uma visão global de Medicina Veterinária Legal, com noções em prática jurídica e atuação do assistente técnico junto ao juiz de direito. No conhecimento de genética veterinária forense, na avaliação de rebanhos em demandas judiciais. Aprofundar e especializar seus conhecimentos de patologia veterinária e inspeção de produtos de origem animal. Conhecer e identificar as principais fraudes em produtos de origem animal. Identificar, conhecer a biologia e a etologia dos animais que são vítimas do tráfico de animais silvestres. Também identificar em animais lesões causadas por maus tratos.

 

Objetivos Específicos: 

O aluno receberá conhecimentos das áreas de anatomia veterinária, histologia veterinária, patologia veterinária, inspeção de produtos de origem animal, fraudes em produtos de origem animal, genética veterinária forense, conhecimentos sobre animais silvestres, valoração de rebanhos, noções de prática jurídica e atuação como assistente técnico em processos judiciais. Tendo assim todo o conhecimento necessário para atuar na Medicina Veterinária Forense como perito, assistente técnico e também na preparação para concursos públicos.

 

DIFERENCIAIS

Ensinar aos alunos conhecimentos de Medicina Veterinária Forense, diferenciando-se assim no Mercado de trabalho porque esta área não é tratada durante a graduação. Outros diferenciais estão na possibilidade de aceitar trabalhos e demandas em várias áreas de atuação e também na possibilidade de se preparar para concursos públicos e trabalhar como perito judicial ou assistente técnico. Esta especialização apresenta um conteúdo enxuto e moderno, o aluno pode se especializar em 12 meses, ao contrário de outros cursos que são demorados e com custos elevados.

 

PRÉ REQUISITO 

Diploma de ensino superior reconhecido pelo ministério da educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais com curso superior completo (graduação) reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Medicina Veterinária. Sendo especificamente:

 

  • Profissionais que pretendem atuar como assistentes técnicos judiciais.
  • Profissionais que pretendem atuar em Medicina Veterinária Forense.
  • Profissionais que tem interesse em trabalhar em Genética Veterinária Forense.
  • Profissionais que querem aprofundar conhecimentos em patologia veterinária.
  • Profissionais que querem conhecer e trabalhar com fraudes de produtos de origem animal.
  • Recém-formados: criar as condições para uma evolução e melhoria da capacitação técnica na área de Medicina Veterinária Forense.

 

DISCIPLINAS 

  • Noções de Prática Jurídica e Atuação do Assistente Técnico Veterinário.
  • Genética Forense.
  • Avaliação e Valoração de Rebanhos em Processos Judiciais.
  • Patologia Veterinária na Medicina Veterinária Forense.
  • Inteligência Emocional e Gestão de Carreiras.
  • Inspeção de Carnes e Derivados em Medicina Veterinária Forense.
  • Inspeção de Derivados Lácteos em Medicina Veterinária Forense.
  • Fraudes em Produtos de Origem Animal.
  • Tráfico, Identificação e Biologia de Animais Silvestres.
  • Perícia e Identificação de Maus Tratos a Animais.
  • Fundamentos de Perícia de Meio Ambiente.
  • Elaboração de laudo Pericial.

 

COORDENAÇÃO

 

ESP. CRISTIANO MOUGENOT MORES

Médico Veterinário, graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), especialista em Administração de Empresa Agrária e Agroindustrial (1998) e em Docência Universitária (2010). Oficial Veterinário R/2 do Exército Brasileiro, onde atuou como chefe do Laboratório de Inspeção de Alimentos e Bromatologia e Chefe do Serviço Veterinário nas respectivas OM. Foi Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). É Conselheiro da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal e membro da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-GO. Atualmente, ocupa o cargo de Perito Criminal Federal, Classe Especial, da Superintendência Regional de Polícia Federal em Goiás, integrando o Grupo de Perícias de Meio Ambiente, e foi chefe do Grupo Especializado em Bombas e Explosivos – GBE. Participou de diversas missões e operações da Polícia Federal, principalmente aquelas relacionadas às áreas de meio ambiente e de saúde pública, em diversas regiões do País.

 

 

 

 

SAULO FERNANDES MANO DE CARVALHO

Doutor em Ciência Animal pela Escola de Veterinária e Zootecnia da (EVZ/UFG). Médico Veterinário da Polícia Federal – Ministério da Justiça. Possui experiência em Higiene e tecnologia de leite e derivados, embutidos, Doenças Transmissíveis por Alimentos, Fraudes em Produtos de Origem Animal. Foi responsável Técnico pelo Zoológico do município de Uberlândia, trabalhando depois em seu mestrado e doutorado com animais silvestres. Já atuou como docente nas seguintes Universidades/Faculdades: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Paulista (UNIP) campus Goiânia-GO, Anhanguera Educacional, campus Anápolis-GO e UNICEPLAC – Centro Universitário do Planalto Central, campus Gama-DF.

AGENDA DO CURSO 

432 h/a

Online com Transmissão ao Vivo

12 Módulos de 36 h/a, sendo 24 h/a presenciais e 12 h/a online.

As aulas acontecerão a cada três finais de semana:

  • Sextas-feiras – 19h às 23h
  • Sábados – 8h às 13h e 14 às 19h
  • Domingos – 8h às 14h

Matricule-se Agora!

Preencha o formulário corretamente, clique em enviar dados para validar as informações e em seguida confirme a sua matrícula!