ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS

O curso de pós-graduação lato sensu em Engenharia de Avaliações e Perícias é voltado para a formação e capacitação de profissionais de nível superior que desejam atuar ou atuam como peritos judiciais ou assistentes técnicos nas áreas de engenharia civil como um todo, incluindo demais graduações correlatas, especificamente aplicada à Avaliações Imobiliárias e Perícias Judiciais.

A essência do curso versa sobre conhecimentos de áreas das ciências forenses e, desta forma, é destinado a profissionais que atuarão principalmente em questões forenses; portanto, o curso pertence à área jurídica, embora seja direcionado para conhecimentos técnicos relacionados a área de engenharia civil.

 

MOTIVAÇÃO

Engenheiros civis, geólogos e profissionais de áreas relacionadas que atuam ou pretendem atuar na área de perícia judicial carecem de cursos de formação teórica e prática específicos para a execução de trabalhos associados a avaliação imobiliária e a questões forenses, técnicas e financeiras, em obras de engenharia.

Desta forma, o curso preenche uma lacuna na formação desses profissionais, que buscam atuar ou atuam com questões forenses, ao mesmo tempo que proporciona uma formação sólida, também fornece a atualização de profissionais de nível superior, já que enfatiza a atuação prática aliada a uma metodologia baseada procedimentos científicos.

Os egressos estarão suficientemente capacitados para atuar como assistentes técnicos em causas cíveis e criminais e como peritos do juízo em causas cíveis.

 

OBJETIVOS 

Objetivos Gerais:
O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Engenharia de Avaliações e Perícias, em nível de especialização, tem como objetivo qualificar engenheiros e profissionais graduados em nível superior de engenharia civil, ambiental, agronômica, geologia e arquitetura para atuação junto aos Tribunais de Justiça Brasileiros em âmbito Federal e Estadual, não obstante, atuar como avaliador imobiliário para imóveis urbanos, com conhecimento necessário para aplicação de metodologias estatísticas.

 

Objetivos Específicos: 

  • Fornecer ao aluno subsídio técnico para atuar na área de avaliação imobiliária urbana em conformidade com a NBR 14.653, e partes, da ABNT.
  • Gerar e promover a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos para contribuir com o desenvolvimento do Judiciário brasileiro, engenharia legal e avaliação imobiliária;
  • Especializar graduados das áreas correlatas, aprimorando seus conhecimentos técnicos, científicos e profissionais, preparando-os para atender as exigências de mercado;
  • Capacitar o egresso a atuar em perícias de incêndio, meio ambiente, barragens, perícias de engenharia em geral, avaliações imobiliárias urbanas e rurais.

 

JUSTIFICATIVA 

No atual mercado de trabalho da área de engenharia de avaliações imobiliárias e perícia judicial existe uma lacuna entre a formação teórica de profissionais tecnicamente preparados e a vivência em casos práticos na área forense. Isto porque esse nicho de mercado abarca várias áreas de conhecimento, ou seja, trata-se de um conhecimento multidisciplinar que engloba engenharia civil, geologia, agronomia, área jurídica, área financeira e mercadológica etc.

Neste contexto, o curso de especialização ora apresentado torna-se extremamente importante para os profissionais da área que pretendem atuar com segurança e em bases sólidas, principalmente em função da proposta de atuação prática, contando com professores com larga experiência na área.

Ademais, na área pericial há a necessidade de atualização constante, já que a evolução das ciências também proporciona maior facilidade para o cometimento de fraudes das mais variadas modalidades, o que exige dos operadores da Justiça (entre eles os peritos judiciais e assistentes técnicos) a busca contínua para melhorar a sua capacitação.

Além disso, a atuação em áreas forenses tem implicações graves na vida, na liberdade e no patrimônio das pessoas envolvidas em causas judiciais, o que por si só já é motivo mais do que suficiente para a busca da excelência de todos os profissionais envolvidos nessas atividades.

A criação de um curso de especialização para profissionais de nível superior visando capacitá-los tecnicamente para atuar na área de engenharia de avaliações imobiliárias e obras faz-se não apenas necessária, mas fundamental. 

 

PRÉ REQUISITO 

Diploma de ensino superior reconhecido pelo ministério da educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

 

PÚBLICO ALVO

Engenharia (Civil, Ambiental, Agrônoma e Geotécnica), Geologia e Arquitetura. Profissionais de nível superior graduados em qualquer área de formação que exerçam ou pretendam exercer atividades de perito judicial e assistente técnico judicial. O curso destina-se ainda a todos que queiram prosseguir seus estudos e que tenham ambição profissional, alta capacidade de trabalho e desejam incrementar suas carreiras.

 

DISCIPLINAS 

ASPECTOS JURÍDICOS NA PERÍCIA JUDICIAL

ENGENHARIA LEGAL E ELABORAÇÃO DE LAUDOS

ESTATÍSTICAS APLICADA A AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS

AVALIAÇÕES EM DESAPROPRIAÇÃO E SERVIDÃO ADMINISTRATIVA

PERÍCIA E VALORAÇÃO AMBIENTAL

INSPEÇÃO PREDIAL E VISTORIA CAUTELAR

ANÁLISE GEOLÓGICA EM BARRAGENS

PERÍCIAS EM ESTRUTURA INCENDIADAS

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS

PERÍCIAS EM CONSUMO DE ENERGIA

PERÍCIA EM ORÇAMENTOS DE OBRAS PÚBLICAS

  

COORDENAÇÃO

ESP. RAFAEL BARROS PINTOS DE SOUZA

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2002; Especialização em Engenharia Ferroviária pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) em 2014; MBA em Infraestrutura de Transporte e Rodovias pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) em 2016; Possui Experiência profissional de 19 anos com infraestrutura de transporte, com ênfase no modal ferroviário, tendo participado de grandes projetos para empresas do porte de VALE (Manutenção de Via Permanente), MRS e CPTM (Manutenção de Via Permanente e Projetos de Construção de Infra e Superestrutura Ferroviária) e VALEC (Supervisão na Elaboração do Projeto Básico da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste, no trecho entre Lucas do Rio Verde/MT até Santiago do Norte/MT com 200km de extensão; Gerenciamento do Contrato da Construção da FNS – Ferrovia Norte Sul, no trecho entre Porto Nacional/TO e Estrela d’Oeste/SP  com 1.534km de extensão). Há 03 anos atuo como Coordenador de 02 projetos de pós graduação – lato sensu (Especialização em Engenharia Ferroviária e Especialização em Engenharia Portuária), visando a formação de mão de obra especializada para os futuros projetos de infraestrutura no país.

Atuo como consultor especializado em parceria com empresas internacionais que desejam implementar suas tecnologias junto ao Governo Federal (VALEC e DNIT) bem como nas concessionárias brasileiras – MRS, RUMO, VLi e TLSA. Membro credenciado junto ao INMETRO (janeiro/2018) e a empresa italiana RINA (abril/2019), em ambos como Especialista em Projetos de Infraestrutura Ferroviária, para avaliação e acreditação dos futuros projetos relacionados com o setor ferroviário. Membro do Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias), ligado ao DNIT, e que fora constituído em dez/2018.

AGENDA DO CURSO

468 horas/aula

On-line, com transmissão ao Vivo

13 Módulos de 36 h/a, sendo 24 h/a presenciais (com transmissão ao vivo pela internet), e 12 h/a na plataforma on-line.

Cada módulo será ministrado em dois finais de semana consecutivos.

  • Sábado: das 8 às 13 h
  • Domingo: das 8 às 13 h

MATRIZ
Anápolis – GO

E-MAIL:
contato@fta.edu.br

TELEFONES:
(62) 9 9982-4334 |  (62) 3702-4334

UNIDADES
São Paulo – SP | Florianópolis – SC | Rio de Janeiro – RJ | Belém do Pará – PA

E-MAIL:
comercial.sp@fta.edu.br

TELEFONES:
(11) 4118-3540 | (11) 99833-9329

 

Invista no seu futuro profissional!