ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS JUDICIAIS APLICADAS

 

O CURSO

O curso de pós-graduação é voltado para a formação e capacitação de profissionais de nível superior que desejam atuar ou atuam como peritos judiciais ou assistentes técnicos nas áreas de engenharia civil e geologia, especificamente aplicada à Avaliações Imobiliárias e Perícias Judiciais.

A essência do curso versa sobre conhecimentos de áreas das Ciências Forenses e, desta forma, é destinado a profissionais que atuarão principalmente em questões forenses; portanto, o curso pertence à área jurídica, embora seja direcionado para conhecimentos técnicos relacionados a área de engenharia civil.

 

MOTIVAÇÃO

Engenheiros civis, geólogos e profissionais de áreas relacionadas que atuam ou pretendem atuar na área de perícia judicial carecem de cursos de formação teórica e prática específicos para a execução de trabalhos associados a avaliação imobiliária e a questões forenses, técnicas e financeiras, em obras de engenharia.

Desta forma, o curso preenche uma lacuna na formação desses profissionais, que buscam atuar ou atuam com questões forenses, ao mesmo tempo que proporciona uma formação sólida, também fornece a atualização de profissionais de nível superior, já que enfatiza a atuação prática aliada a uma metodologia baseada procedimentos científicos.

Os egressos estarão suficientemente capacitados para atuar como assistentes técnicos em causas cíveis e criminais e como peritos do juízo em causas cíveis.

 

OBJETIVOS

 Objetivos Gerais:

O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Engenharia de Avaliações Imobiliárias e Perícias Judiciais Aplicadas, em nível de especialização, tem como objetivo qualificar engenheiros e profissionais graduados em nível superior de engenharia civil, ambiental, agronômica, geologia e arquitetura para atuação junto aos Tribunais de Justiça Brasileiros em âmbito Federal e Estadual, não obstante, atuar como avaliador imobiliário para imóveis urbanos, com conhecimento necessário para aplicação de metodologias estatísticas.

Objetivos Específicos:

  • Fornecer ao aluno subsídio técnico para atuar na área de avaliação imobiliária urbana em conformidade com a NBR 14.653, e partes, da ABNT.
  • Gerar e promover a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos para contribuir com o desenvolvimento do Judiciário brasileiro, engenharia legal e avaliação imobiliária.
  • Especializar graduados das áreas correlatas, aprimorando seus conhecimentos técnicos, científicos e profissionais, preparando-os para atender as exigências de mercado.
  • Capacitar o egresso a atuar em perícias de incêndio, meio ambiente, barragens, perícias de engenharia em geral, avaliações imobiliárias urbanas e rurais.

 

DIFERENCIAIS

Os egressos do presente curso estarão capacitados a prestar serviços como auxiliar da justiça das esferas cíveis como peritos judiciais, estarão capacitados a atuar como avaliadores imobiliários, tanto para atuação como perito judicial quanto para entidades financeiras.

O profissional estará capacitado a atuar como assistente técnico em demandas judiciais e extrajudiciais. Realização de perícias, elaboração e interpretação de laudos e pareceres técnicos, além de competência suficiente para trabalhar com inferência estatística aplicada ao mercado imobiliário.

 

PRÉ REQUISITO

Diploma de ensino superior reconhecido pelo ministério da educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

 

PÚBLICO ALVO

Engenheiros civis, ambientais, agronômicos, geólogos e arquitetos. Profissionais de nível superior graduados em qualquer área de formação que exerçam ou pretendam exercer atividades de perito judicial e assistente técnico judicial.

O curso destina-se ainda a todos que queiram prosseguir seus estudos e que tenham ambição profissional, alta capacidade de trabalho e desejam incrementar suas carreiras.

 

DISCIPLINAS

  • Aspectos Jurídicos na Perícia Judicial;
  • Engenharia Legal e Elaboração de Laudos;
  • Estatísticas Aplicada a Avaliação Imobiliária;
  • Avaliação de Imóveis Urbanos;
  • Avaliação de Imóveis Rurais;
  • Avaliações em Desapropriação e Servidão Administrativa;
  • Perícia e Valoração Ambiental;
  • Inspeção Predial e Vistoria Cautelar;
  • Análise Geológica em Barragens;
  • Perícias em Estrutura Incendiadas;
  • Manifestações Patológicas dos Sistemas Construtivos;
  • Perícias em Consumo de Energia;
  • Perícia em Orçamentos de Obras Públicas.

 

COORDENAÇÃO

RODRIGO CIABATARI

Engenheiro Civil – CREA/SP 5069692282/D

Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia, PUC – MG.

Pós-graduado em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico, UCAM-RJ.

Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Universidade Cruzeiro do Sul.

Graduado em Engenharia Civil, Universidade do Oeste Paulista.

Perito Judicial em Engenharia civil – TJMG e TJSP.

Avaliador Imobiliário BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Formação Complementar

  • Avaliação Inferencial – Imóveis urbanos e rurais pelo software INFER 32.
  • Inferência estatística para avaliações imobiliárias.
  • Perícias Ambientais.
  • Gestão Ambiental.
  • Perícia em Documentoscopia.
  • Perícias Grafotécnicas.

Atuação como perito nas seguintes Varas:

3ª e 6ª Varas Cíveis de Belo Horizonte – MG.

1ª Vara Cível de Itabira – MG.

1ª e 2ª VARAS CIVEIS DA COMARCA DE CORONEL FABRICIANO – MG.

VARA DA FAZENDA E PRECATÓRIOS DA COMARCA DE CORONEL FABRICIANO

1ª e 2º VARA FEDERAL DE IPATINGA – MG.

VARA DA FAZENDA DE IPATINGA-MG.

1ª e 2ª VARAS CÍVEIS DE TEÓFILO OTONI-MG.

1ª e 2ª VARA FEDERAL DE GOVERNADOR VALADARES – MG.

VARA FEDERAL DE MANHUAÇU – MG.

3ª, 5ª, 17ª, 29ª VARAS CÍVEIS DE SÃO PAULO – SP.

Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE/MG

 

SARA LAIS RAHAL LENHARO

Geóloga

Doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo-USP.

Concluiu o mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo-USP em 1994.

Especializou-se em Tratamento de Minérios e Metalurgia pela Tohoku University, em Sendai, Japão, em 1990.

Graduada em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Rio Claro em 1983.

Em 1998, tendo dedicado um período de 2 anos na James Cook University, Townsville, Austrália, para completar o doutorado.

Trabalhou como geóloga de campo no Grupo Paranapanema Minerações.

Como professora e pesquisadora trabalhou na Universidade de Brasília-UnB (1998 – 2002) e na Universidade Estadual Norte Fluminense-UENF (2002 – 2003).

Desde 2003 é Perita Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal, trabalhando inicialmente na Superintendência Regional de Roraima (2003) e posteriormente no Instituto Nacional de Criminalística, desde 2004 até 2019.

Atuou no Ministério da Justiça junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP e na Secretaria Executiva-SE na área de Políticas Públicas para a Perícia e no Programa RIC no período de 2011 a 2015.

Coordenou a pesquisa intitulada “Diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil” e a execução dos Procedimentos Operacionais Padrão – POP de diversas áreas da Perícia.

Em 2019 voltou a atuar no Ministério da Justiça, como assistente na Coordenação de Tecnologia da Informação, onde aposentou em março do mesmo ano.

Tem experiência nas áreas de Criminalística, Balística Forense, Documentoscopia, Fotografia, Biometria e Geologia, com ênfase em Gemas.

É autora do Capítulo “Problemas em Documentoscopia” do livro Documentoscopia, 3ª. e 4ª. Edição.

É autora do Capítulo “Microscópio Eletrônico de Varredura e suas aplicações forenses” do livro Criminalística, 4ª., 5ª. e 6ª. Edição.

Professora convidada da área de Balística Forense e Biometria na Academia Nacional de Polícia, em cursos de formação profissional da Polícia Federal.

AGENDA DO CURSO

468 horas/aula

On-line, com transmissão ao Vivo

13 Módulos de 36 h/a, sendo 24 h/a presenciais (com transmissão ao vivo pela internet), e 12 h/a na plataforma on-line.

 Cada módulo será ministrado em dois finais de semana consecutivos.

  • Sábado: das 8 às 13 h
  • Domingo: das 8 às 13 h

Matricule-se Agora!

Preencha o formulário corretamente, clique em enviar dados para validar as informações e em seguida confirme a sua matrícula!

MATRIZ
Anápolis – GO

E-MAIL:
contato@fta.edu.br

TELEFONES:
(62) 9 9982-4334 |  (62) 3702-4334

UNIDADES
São Paulo – SP | Goiânia – GO |  Florianópolis – SC | Rio de Janeiro – RJ | Belém do Pará – PA

E-MAIL:
comercial.sp@fta.edu.br

TELEFONES:
(11) 4118-3540 | (11) 99833-9329