O CURSO

O curso foi desenvolvido por profissionais que trabalham com perícia a mais de uma década, unindo conhecimentos diversos para mostrar de forma simples, didática e direta a teoria e a prática necessárias aos profissionais interessados na matéria.

É um curso completo destinado a capacitar profissionais das mais diversas áreas, bem como servir como um curso de educação continuada aos que já atuam, em conformidade com as exigências atuais do mercado de trabalho do Perito Judicial e Assistente Técnico.

O curso mostra de forma clara o caminho para ser nomeado pelo Poder Judiciário e/ou atuar como Assistente Técnico, sem descurar das técnicas para confecção, análise e interpretação do Laudo Pericial e do Parecer Técnico.

  

MOTIVAÇÃO 

Existem milhares de processos judiciais em andamento e que necessitam do exame por parte de profissional com algum conhecimento diverso do conhecimento jurídico.

Estamos diante do exame pericial, que é realizado por profissional habilitado em sua área de atuação; e aí entra a figura do Perito Judicial.

Em contrapartida as partes envolvidas no processo precisam também de um profissional capacitado que entenda da matéria objeto da perícia. Esse profissional é denominado, no processo, de Assistente Técnico. O papel do Assistente Técnico vem ganhando cada vez mais importância e relevância dentro dos processos judiciais.

O Perito Judicial é nomeado pelo Juiz, sendo de extrema importância que o profissional tenha conhecimentos sobre o regramento processual das perícias judiciais antes de iniciar a carreira. O Assistente Técnico é o profissional que vai auxiliar o advogado de defesa ou de acusação em um processo e precisa ter conhecimento, além da sua área de saber, sobre como orientar a parte quanto aos quesitos, além das técnicas para analisar o Laudo Pericial apresentado.

Levando-se em consideração o cenário apresentado, o curso foi concebido para oferecer todo o conhecimento para o aluno começar a atuar com o entendimento das burocracias do judiciário, além de mostrar na prática laudos periciais, pareceres técnicos e petições usadas no judiciário.

O curso também proporcionará ao aluno uma visão da real importância da função exercida por esses profissionais, bem como das responsabilidades inerentes, trazendo de maneira clara e prática as técnicas indispensáveis ao desenvolvimento de trabalhos periciais. 

 

OBJETIVOS

Capacitar profissionais atuantes na área ou que nela pretendam ingressar (em conformidade com as exigências atuais do mercado de trabalho em Perícia), proporcionando conhecimentos necessários para ingressar na área como Perito Judicial e Assistente Técnico.

O aluno irá aprender:

  • O que é e como ser Perito Judicial;
  • O que é e como ser Assistente Técnico;
  • Como se habilitar para atuar como Perito Judicial;
  • Diferenças procedimentais entre os tribunais;
  • Nomeações e entrega do Laudo Pericial e do Parecer Técnico;
  • Sobre a burocracia forense para atuar na área de Perícias na Justiça Estadual, Federal e do Trabalho;
  • O mercado de trabalho para o Perito Judicial e Assistente Técnico;
  • O conhecimento para fazer a proposta de honorários bem como o seu recebimento;
  • Como realizar as diligências;
  • Prazos processuais;
  • Confecção de Laudos Periciais e Pareceres Técnicos;
  • Modelos de Laudos Periciais, Pareceres Técnicos e petições;
  • Como elaborar e responder quesitos;
  • O contraditório realizado pelo Assistente Técnico e pelo Perito Judicial;
  • Metodologia científica aplicada à perícia.

 

DIFERENCIAIS 

Professores que atuam diretamente com perícia, trazendo a prática para dentro da sala de aula. Serão apresentadas as etapas sobre o atuar pericial começando do zero. O aluno não precisa entender sobre os procedimentos judiciários para fazer o curso, uma vez que os professores levarão todo conhecimento teórico e prático com laudos reais, modelos de petições, quesitos, pareceres técnicos, em um passo a passo diferenciado com material de apoio.

 

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado a profissionais liberais das mais diversas formações, como administradores, contadores, economistas, engenheiros, químicos, agrônomos, médicos, arquitetos, engenheiros de segurança e médicos do trabalho, fisioterapeutas, odontólogos, biólogos, corretores imobiliários, entre outros profissionais que exerçam ou pretendam exercer atividades na perícia, como Perito Judicial ou Assistente Técnico.

 

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PARTE I

  • Introdução;
  • Noções e Nomenclatura no Processo;
  • Atores de Perícia;
  • Procedimento;
  • Prática – Cadastro como Perito Judicial;
  • Prática – Prospecção para Atuar como Assistente Técnico.

PARTE II

  • Honorários;
  • Prática – Peças Afetas ao Atuar Pericial;
  • Produção de Laudos Periciais e Pareceres Técnicos;
  • Critérios de Falseabilidade de Laudos Periciais e Pareceres Técnicos;
  • Prática – Falseabilidade de Laudos Periciais e Pareceres Técnicos.

 

DOCENTES

 

ESP. ANDRESSA PONTES VALDES 

Perita em Documentoscopia e Grafoscopia desde 2005. Bacharel em Direito – Universidade de Marília/SP.

Pós Graduada em Perícia Criminal e Ciências – Instituto de Pós Graduação e Graduação/SP.

Pós-Graduanda em Documentoscopia Forense – BluEad.

Pós-Graduanda em Perícia Judicial com Ênfase em Documentoscopia – Instituto de Pós Graduação e Graduação/SP.

Pós Graduada em Grafología Forense y Pericia Caligráfica al nível de Perito Grafólogo y Perito Caligráfo – Instituto de Grafología y Pericia Caligráfica de Chile (INGPEC) – Santiago de Chile.

Programa de Nivelación em Recursos Humanos com el diploma de Consultor Neuroescritural em Recursos Humanos – Instituto de Grafología y Pericia Caligráfica de Chile (INGPEC) – Santiago de Chile.

Especialista em Grafología Educativa, Laboral y de las Formas al nível de Grafólogo Organizacional – Instituto de Grafología y Pericia Caligráfica de Chile (INGPEC) – Santiago de Chile.

Especialista em Grafología Científica al nível de Grafoanalista – Instituto de Grafología y Pericia Caligráfica de Chile (INGPEC) – Santiago de Chile.

Diplomado en Selección de Personal y Evaluación de Capital Humano através de las técnicas Neuroescriturales – Universidad Autónoma de Coahuila – México.

Diplomado en Neuroescritura Forense – Análisis del Comportamiento delictual – Universidad Autónoma de Coahuila – México.

Atua como Perita Judicial desde o ano de 2005. Atualmente é auxiliar da justiça atuando nos Tribunais de Justiça dos Estados São Paulo e Rio Grande do Sul e no Tribunal Regional Federal da 3ª e 4ª Região, na Seção Judiciária Federal do Rio Grande do Sul e Seção Judiciária Federal de São Paulo.

Sócia da Sociedade Brasileira de Ciências Forense (SBCF), do Instituto Brasileiro de Ciências criminais (IBCCRIM) e da Associação dos Peritos da Justiça do Trabalho – RS (APEJUST).

 

MSc. ERICK SIMÕES DA CÂMARA E SILVA 

Mestre em Direito (UNIMES/SP) e em Química (IME/RJ). Especialista em Direito Processual Civil (UNISUL/SCLFG).

Graduado em Engenharia Química (IME/RJ). Bacharel em Direito (Uni Rio/RJ).

É Perito Criminal Federal desde 2003, atuando com ênfase nas áreas de Documentoscopia, Química Forense e Análise de Locais de Crime. Conteudista, professor e orientador nos cursos de formação e de especialização em Documentoscopia da Academia Nacional de Polícia (ANP/DPF).

Sócio fundador da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF), sócio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), sócio da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF) e sócio da Sociedade Internacional de Peritos em Documentoscopia (SIPDO). Autor e organizador do livro “Documentoscopia:

Aspectos Científicos, Técnicos e Jurídicos”.

AGENDA DO CURSO

Transmissão ao Vivo

40h/a

Distribuído em 3 Semanas

 

Primeira Semana

Terça-feira: 19:00h às 23:00h

Quarta-feira: 19:00h às 23:00h

Quinta-feira: 19:00h às 23:00h

 

Segunda Semana

Terça-feira: 19:00h às 23:00h

Quarta-feira: 19:00h às 23:00h

Quinta-feira: 19:00h às 22:30h

 

Terceira Semana

Terça-feira: 19:00h às 22:30h

Quarta-feira: 19:00h às 22:30h

Quinta-feira: 19:00h às 22:30h

Matricule-se Agora!

Preencha o formulário corretamente, clique em enviar dados para validar as informações e em seguida confirme a sua matrícula!

MATRIZ
Anápolis – GO

E-MAIL:
contato@fta.edu.br

TELEFONES:
(62) 9 9982-4334 |  (62) 3702-4334

UNIDADES
São Paulo – SP | Goiânia – GO |  Florianópolis – SC | Rio de Janeiro – RJ | Belém do Pará – PA

E-MAIL:
comercial.sp@fta.edu.br

TELEFONES:
(11) 4118-3540 | (11) 99833-9329