NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS
O CURSO
Existem diferentes lentes que podem ser usadas para enxergar um conflito, juntas elas oferecem um conjunto de conceitos que podem ajudar a entender melhor a sua natureza, sua dinâmica e os bloqueios que impedem de resolvê-lo.
Aliado a esta percepção, a Comunicação Não-Violenta demonstra ser uma forte aliada para aprimorar os relacionamentos pessoais e profissionais.
Esta receita se torna ainda mais eficaz, na delicada tarefa de gerir conflitos, se aperfeiçoarmos nossas habilidades negociais.
MOTIVAÇÃO
A vida em sociedade pressupõe a existência inerente de conflitos intersubjetivos de interesses. Geri-los é tarefa rotineira para milhares de profissionais, mas que nem sempre conseguem obter um resultado satisfatório por nunca terem sido treinados para isso.
Aprender a gerenciar conflitos é um aprendizado que pode e deve ser desenvolvido.
Além de auxiliar no aprimoramento dos relacionamentos pessoais e profissionais, as técnicas e habilidades aplicadas para melhorar a comunicação, a gestão dos relacionamentos e condução das negociações, tem o condão de melhorar o ambiente profissional, priorizar a relação cliente-empresa e ainda amenizar gastos financeiros com demandas judiciais desnecessárias.
OBJETIVOS
Promover a capacitação de profissionais dos mais variados segmentos para perceberem os conflitos sob uma nova óptica, ensiná-los a desenvolver uma comunicação mais eficaz bem como aprimorar suas habilidades negociais frente a gestão de impasses e controvérsias.
PÚBLICO ALVO
Bacharéis em qualquer área de formação, profissionais liberais como advogados, psicólogos, assistentes sociais, professores…
Empresários, gerentes, vendedores, síndicos e profissionais de qualquer área de atuação que tenham interesse em receber capacitação na área da negociação e gestão de conflitos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Análise do Conflito
- A Natureza do Conflito;
- Causas e Estrutura do Conflito;
- Dinâmica do Conflito;
- Respostas ao conflito;
- Funções o Conflito;
Comunicação Não-Violenta
- Componentes da Comunicação Não-Violenta;
- Observar sem Avaliar;
- Identificar os Sentimentos;
- Identificar os Interesses e as Necessidades;
Negociação
- Conceito;
- Estratégias;
- Ciclo e Dinâmica da Negociação;
- Os Princípios;
Ferramentas e Técnicas de Gestão de Conflitos
- Rapport;
- Escuta Proativa;
- Validação de Sentimentos;
- Propostas de Acordo.
MATERIAL DIDÁTICO
- WEISS, Jess. Harvard Business Review. Negociações eficazes. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2018.
- CURY, Augusto. Soluções Pacíficas de Conflitos para um Brasil moderno/organização. Forense: Rio de Janeiro, 2019.
- PASSANI, Andrezza Gaglionone; CORRÊA, Marcelo Girade; BASTOS, Simone. Resolução de conflitos para representantes de empresa. Fundação Universidade de Brasília, 2014.
- Rosemberg, Marshall B. Comunicação não-violenta. São Paulo. Editora Ágora. 4ªEdição. 2006.
DOCENTE
PROFESSORA THAIS BORGES
Graduação em Direito pela UniAnhanguera – Centro Universitário de Goiás em 2005.
Especialização Latu Sensu em Direito Privado pela Fesurv.
Formação em Conciliação e Mediação Judicial pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Capacitação em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas.
Curso de Mediação Sistêmica pela EJUG – Tribunal de Justiça de Goiás.
Curso de Mediação de Família pela EJUG – Tribunal de Justiça de Goiás.
Cursando Especialização em Negociação, Mediação e Arbitragem pela Dalmass.
Atualmente é Mediadora Judicial pelo CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Segundo Grau pelo Tribunal de Justiça de Goiás, Advogada pela OAB/GO. Sócia Fundadora e Mediadora Extrajudicial pelo escritório MaisConsenso.
Possui formação em negociação pelo Projeto de Negociação Harvard – CMI Interser.
Possui formação técnica em docência pela ESA – Escola Superior de Advocacia.
AGENDA DO CURSO
EAD
3 horas