COMPUTAÇÃO FORENSE: CONCEITOS E TÉCNICAS APLICADAS

O CURSO

Este curso é para quem quer conhecer e começar seus estudos na Computação Forense. São abordados os principais tópicos sobre Computação Forense e Perícias na área de Informática, incluindo conceitos e definições gerais, técnicas específicas para a realização de perícias em dispositivos de armazenamento computacional (discos rígidos, SSDs, pen drives, notebooks, computadores, etc.), introdução às perícias em dispositivos móveis (celulares e smartphones), processo de perícias em sites da Internet e redes sociais, procedimentos de preservação e integridade de prova, uso de ferramentas forenses, entre outros conceitos e técnicas fundamentais da área de computação forense. Algumas ferramentas gratuitas são utilizadas para demonstrar, na prática, alguns dos conceitos e técnicas abordados.

 

MOTIVAÇÃO 

A Computação Forense é uma das áreas mais novas da Computação e da Criminalística. Logo, é uma área que possui escassez de profissionais no mercado, seja em empresas de TI e de segurança, escritórios particulares de perícia, escritórios de advocacia relacionados a crimes virtuais, entre outros, incluindo a possibilidade de nomeação como assistente técnico judicial e/ou perito ad hoc judicial. Esta nova área está intimamente ligada ao chamado “Efeito C.S.I.”, que estabelece a Perícia como o principal instrumento para elucidação de crimes, através de metodologias técnico-científicas. Atualmente, todos os ilícitos possuem dispositivos computacionais envolvidos, como computadores, smartphones, notebooks, discos rígidos, pen drives, mídias óticas, entre outros, que necessitam ser minuciosamente examinados, pois podem conter importantes informações, senão as principais, para a comprovação dos fatos. 

 

OBJETIVOS

Mostrar as principais técnicas e as melhores práticas da Computação Forense em diferentes tipos de exames periciais, de acordo com a natureza do material a ser examinado e do eventual crime anteriormente praticado. Permitir que os alunos conheçam os conceitos e a doutrina técnica da Computação Forense, a fim de abrir o leque de atuação de novos ou experientes profissionais. Mostrar aos alunos quais são as melhores ferramentas forenses do mercado, comerciais e/ou gratuitas. Passar experiência profissional com exemplos de casos reais solucionados com algumas das técnicas abordadas. Entender e aprender a utilizar algumas ferramentas gratuitas para a elaboração de alguns tipos de exames periciais. Conhecer o básico sobre Computação Forense em um único curso rápido e com professor experiente.

 

DIFERENCIAIS

O professor deste curso possui larga experiência na área, pois é Perito Criminal da Polícia Federal desde 2006, atuando diariamente na elaboração de Laudos Periciais de Informática na esfera criminal. É o autor do livro “Desvendando a Computação Forense”, um dos primeiros livros nacionais sobre o assunto, além de também ter participado da escrita do livro “Tratado de Computação Forense”. Professor tem larga experiência com ensino, tanto em nível de graduação, quanto em nível de pós-graduação. Apesar de ser um curso de curta duração, os alunos entenderão os principais procedimentos e técnicas que podem ser utilizados na realização de diversos tipos de exames em Computação Forense, descobrindo um novo espaço que pode ser preenchido no mercado de trabalho.

 

PÚBLICO ALVO

Estudantes, Graduandos e Profissionais da área de Computação que desejam iniciar seus estudos na área de Computação Forense e precisam do conhecimento mínimo necessário para iniciar seus trabalhos e estudos na área, com o objetivo de começar a atuar nesse ramo. Também é destinado a qualquer outro profissional, que tenha afinidade/relacionamento com a área de Computação, e que necessita conhecer o que a perícia em informática tem a oferecer na elucidação de ilícitos e práticas delituosas envolvendo dispositivos computacionais.

 

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

UNIDADE I

  • Computação Forense – Conceitos Gerais;
  • Crimes Cometidos com Uso de Computador;
  • Tipos de Exames Periciais em Informática;
  • Diferenças entre Perícias em Laboratório (Post Mortem) e Perícias Ao Vivo (Live);
  • Conceitos de Funções hash e sua Ampla Aplicação na Computação Forense.

 

UNIDADE 2

  • A Perícia em Dispositivos de Armazenamento Computacional (discos rígidos, notebooks, pen drives, cartões de memória, computadores, etc);
  • Fases dos Exames em Mídias em Laboratório: Preservação, Extração, Análise, Formalização;
  • Sistemas Operacionais Forenses: Conceitos e Utilização;
  • Demonstração Prática de um Sistema Operacional Forense;
  • Equipamentos Forenses Específicos para Duplicação/Aquisição;
  • Técnicas Básicas para Quebra de Senhas e Ferramentas Gratuitas de Quebra de Senhas.

 

UNIDADE 3

  • Exemplos e Uso de Ferramentas Forenses Livres e/ou Gratuitas;
  • Suites Forenses Gratuitas, como o Autopsy (demonstração);
  • Conceitos Básicos de Telefonia Celular;
  • Fases e Técnicas Básicas para Exames Periciais em Telefones Celulares e Smartphones;
  • Introdução às Perícias em Android e Apple iOS;
  • Android Debug Bridge (ADB).

UNIDADE 4

  • Crimes Virtuais Contra Crianças e Adolescentes e a Legislação Pertinente;
  • Conceitos Básicos para Perícias em Sites, e-mails e Redes Sociais;
  • Exemplo de Laudo Pericial;
  • Exemplos de Casos Reais e do Uso das Técnicas Demonstradas;
  • A Carreira de Perito na Área de Informática;
  • Tópicos Finais em Computação Forense. 

 

DOCENTE 

PEDRO MONTEIRO DA SILVA ELEUTÉRIO

Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Perito Criminal Federal na área de Informática desde 2006. É autor do livro “Desvendando a Computação Forense”, uma das primeiras obras sobre Computação Forense no Brasil. É um dos autores colaboradores do livro “Tratado de Computação Forense”, que é a maior obra em língua portuguesa sobre o assunto. É professor de pós-graduação e de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional sobre Computação Forense. É autor da “Ferramenta Forense NuDetective“, que auxilia na identificação de arquivos de pornografia infanto-juvenil em computadores. Também realiza pesquisas e possui diversos artigos científicos publicados em Computação Forense, tendo recebido, entre outros, os prêmios “1º Prêmio Destaque Forense” e “3º Prêmio Destaque Forense” concedidos pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF), “Travel Award Winner” concedido no encontro mundial de Peritos (20th World Meeting of the International Association of Forensic Sciences – IAFS) e “Best Paper Award” concedido no 5th ICoFCS (International Conference of Forensic Computer Science).  Site oficial: www.eleuterio.com

AGENDA DO CURSO

  • Transmissão ao vivo
  • 24 h/a

As aulas acontecerão em um final de semana

  • Sexta: das 19h às 23h
  • Sábado: das 8h às 19h
  • Domingo: das 8h às 14h 

Ou durante a semana, divididas em 4 períodos de 5 horas cada, confira!

Matricule-se Agora!

Preencha o formulário corretamente, clique em enviar dados para validar as informações e em seguida confirme a sua matrícula!