O CURSO

 

PÓS-GRADUAÇÃO EM PERÍCIAS EM ÁUDIO, IMAGENS E DOCUMENTOS DIGITAIS

A FTA tem o prazer de apresentar o curso de Pós-Graduação em Perícias em Registros de Áudio, Imagens e Documentos Digitais. Um curso idealizado por peritos criminais e que oferece ao aluno a possibilidade de desenvolver as habilidades e competências necessárias para atuar como perito em registros audiovisuais, tendo por base a aplicação de conceitos modernos e boas práticas periciais.

O curso é o único no Brasil que oferece uma abordagem fim-a-fim, com sólida base de fundamentos para emprego na capacitação em todos os exames relacionados a material de áudio, vídeo, imagens e documentos digitais, fechando o ciclo completo de atuação neste tipo de evidências, com a integração desses exames em uma abordagem totalmente prática.

Ao final do curso, o aluno será capaz não só de desenvolver competências para a realização de exames periciais em material audiovisual de forma correta e adequada, como também integrar exames distintos em situações complexas que envolvam mais de um tipo de análise.

 

OBJETIVOS 

Objetivo Geral:

  • Formar especialistas em perícias em registros de áudio, imagens e documentos digitais, com base em conceitos modernos e boas práticas periciais, com uma abordagem fim-a-fim em todos os exames da área, fechando um ciclo completo de atuação neste tipo de evidência, com integração entre alunos e professores em um ambiente propício ao desenvolvimento contínuo de suas habilidades e competências, e ao estímulo à elaboração de estudos e pesquisas. 

Objetivos Específicos:

  • Capacitar os alunos no que diz respeito aos de exames relacionados a área de Perícias de registros de áudio, imagens e documentos digitais, em suas diversas particularidades (conteúdo, doutrinas, procedimentos e técnicas);
  • Incentivar pesquisas e trabalhos científicos de excelência na área de análise forense de registros de áudio, imagens e documentos digitais, possibilitando o aperfeiçoamento das metodologias de trabalho pericial e a proposição de soluções para problemas em aberto relacionados a essa área;
  • Criar ambiente propício à integração entre alunos e professores, permitindo a troca de conhecimentos e experiências, bem como a uniformidade de procedimentos e o aperfeiçoamento das melhores técnicas e práticas;
  • Estabelecer, a partir da integração do corpo de alunos, uma comunidade de profissionais voltada a discussão permanente de temas relacionados à análise forense de registros de áudio, imagens e documentos digitais, com a finalidade de equacionar conhecimentos e promover o aperfeiçoamento contínuo dos métodos e boas práticas na área. 

 

MOTIVAÇÃO 

Que tal aprender a identificar pessoas a partir de imagens de sua face? Ou de áudios contendo apenas sua voz? Ou saber se um áudio, vídeo, imagem ou documento PDF é autêntico? Ou extrair informações de áudios e imagens por meio de processamento e melhoria desse material?

Pode parecer seriado de TV, mas esses são exames aplicados por profissionais de perícia em casos de grande repercussão, como na prisão do megatraficante “Cabeça Branca” ou nos áudios e vídeos gravados em diversas situações envolvendo autoridades em casos de grande repercussão.

Por esse motivo, a FTA vem oferecer um curso diferenciado, voltado a formar especialistas em todo complexo conjunto de exames em análise forense de registros de áudio, imagens e documentos digitais, ofertando uma oportunidade ímpar de capacitação, qualificação e especialização para seus alunos.

 

PRÉ REQUISITO

Diploma de ensino superior reconhecido pelo ministério da educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

 

PÚBLICO ALVO

  • Graduados nas áreas de ciências exatas e de tecnologia, tais como engenharias, ciência da computação e afins;
  • Graduados em áreas afetas às biometrias da voz e da face, como fonoaudiólogos, linguistas e odontólogos;
  • Profissionais com nível superior de qualquer área do saber que atuem ou desejem atuar nas Perícias de registros de áudio, imagens e documentos digitais.

 

DISCIPLINAS

  • Introdução à Criminalística e Perícias em Registros Audiovisuais;
  • Fundamentos em Processamento Digital de Sinais;
  • Perícia Judicial;
  • Fundamentos em Captura e Produção de Registros Audiovisuais;
  • Processamento Forense de Registros de Áudio Digitais e Análise de Conteúdo;
  • Processamento Forense de Imagens e Documentos Digitais;
  • Biometria e Comparação Facial;
  • Biometria da Voz e Comparação de Locutor 1;
  • Biometria da Voz e Comparação de Locutor 2;
  • Fotogrametria Forense;
  • Verificação de Fonte em Registros Audiovisuais;
  • Autenticação de Registros Audiovisuais e Documentos Digitais 1;
  • Autenticação de Registros Audiovisuais e Documentos Digitais 2;
  • Práticas Periciais em Registros Audiovisuais e Documentos Digitais.

 

COORDENAÇÃO 

MSc. PAULO MAX GIL INNOCENCIO REIS

Mestre em Engenharia Elétrica na área de concentração em Informática Forense e Segurança da Informação pela Universidade de Brasília, Especialista em Telecomunicações pelo CEFET/RJ. Especialista em Conhecimentos Militares (ESAO/RJ). Graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia. Foi, desde 1998, oficial do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro. Possui experiência na área de telecomunicações, atuando por 4 anos (2001-2004) no GSI da Presidência da República como coordenador de segurança das comunicações do Presidente da República em viagens nacionais e internacionais. Exerce desde 2006 o cargo Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal, atuando na análise forense de evidências multimídia, tendo produzido diversos laudos em casos de grande repercussão. Professor das disciplinas de Processamento Digital de Sinais, Processamento Forense de Imagens e Verificação de Edição em Áudio/Imagens nos cursos oferecidos pelo Instituto Nacional de Criminalística a peritos oficiais de todo Brasil. Professor dos cursos de formação de Peritos Criminais Federais. Possui experiência docente em cursos de Pós-Graduação na área de perícias em registros de áudio e imagens. Foi Coordenador Técnico da ICMedia 2012 e Coordenador de Assuntos Locais do IEEE WIFS 2011. Recebeu o prêmio Destaque Forense, da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, de melhor dissertação de mestrado no quadriênio 20015-2018. Autor de capítulo de livro no campo de análise forense de registros audiovisuais.

AGENDA DO CURSO 

504 hs/a

Online com Transmissão ao Vivo (você assiste no conforto de sua casa como se estivesse em sala de aula).

14 Módulos de 36 h/a, sendo 24 h/a transmissão ao vivo e 12 h/a online.

Os módulos acontecerão uma vez ao mês pela plataforma zoom em 2 (dois) finais de semana consecutivos:

  • Sábado: das 8h às 13h

  • Domingo: das 8h às 13h

Matricule-se Agora!

Preencha o formulário corretamente, clique em enviar dados para validar as informações e em seguida confirme a sua matrícula!