ESTATÍSTICA APLICADA EM RECONSTRUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 O exame pericial em locais de acidentes de trânsito é uma tarefa complexa e de características teórica e prática.

O Perito em Acidentes de Trânsito necessita de conhecimento científico teórico sobre os fenômenos físicos que ocorrem nestes eventos, juntamente com o conhecimento prático das técnicas de visualização, de reconhecimento, de coleta e de registro dos vestígios presentes nestes locais, com a finalidade de compreender e relatar a dinâmica do evento, concluindo sobre os fatores causais, que contribuíram para a ocorrência do mesmo.

O reconhecimento das limitações das técnicas e metodologias existentes, também, é um fator importante durante o desempenho desta tarefa.

Nesta linha, a utilização de conceitos e de ferramentas matemáticas e estatísticas fornece argumentos científicos para a elaboração de respostas sobre o tema das incertezas presentes nas variáveis utilizadas nas equações de cálculos importantes, como aqueles da determinação da velocidade de tráfego dos veículos, tempos de percepção-resposta e tantas outras informações fundamentais na reconstrução de acidentes de trânsito.

Ao final do curso, as metodologias e ferramentas propostas permitem que o aluno adquira uma visão diferenciada dos resultados obtidos nos cálculos realizados, durante o exame pericial. 

 

MOTIVAÇÃO

Nenhuma medição ou variável utilizada nos cálculos realizados em reconstrução de acidente de trânsito é exata.

O que dizer, então, de variáveis tabeladas, não obtidas diretamente no local do evento ou obtidas por terceiros!

Será necessário adotar faixas de valores possíveis para estas variáveis.

Como justificar as faixas de valores utilizadas para as variáveis de uma equação? Como as incertezas das variáveis utilizadas afetarão os resultados dos cálculos nas equações que representam os fenômenos estudados?

Qual a confiabilidade de que os resultados obtidos representam de fato a realidade? Estas dúvidas e incertezas sempre surgirão nos exames periciais em locais de acidentes de trânsito.

Neste curso propomos a utilização de conceitos e ferramentas estatísticas para resolver estas questões dos mais variados tipos de exames periciais em eventos de acidentes de trânsito.

A planilha MS Excel é a principal ferramenta matemática utilizada, devido a praticidade, versatilidade e ao aceite universal que possui.

 

OBJETIVOS 

Apresentar conceitos e ferramentas estatísticas que permitam ao especialista/perito em reconstrução de acidentes de trânsito compreender e justificar a confiabilidade nos resultados obtidos com as equações aplicadas nos diversos tipos de eventos e cálculos realizados nesta área.

 

DIFERENCIAIS

Trata-se de um tema inédito no Brasil, sendo, atualmente, o único curso de capacitação com este assunto para os especialistas/peritos que trabalham com reconstrução de acidentes de trânsito.

O tema é essencial na realização de medições e nos cálculos das mais diversas variáveis necessárias para compreender os acidentes de trânsito, entretanto é pouco compreendido ou utilizado pelos especialistas/peritos brasileiros.

O curso é resultado de duas décadas de pesquisa bibliográfica, de realizações experimentais e de participação em cursos e eventos no Brasil e nos Estados Unidos.

A utilização das metodologias e ferramentas estatísticas propostas será um diferencial destacado na apresentação dos trabalhos periciais de acidentes de trânsito. Professor com ampla experiência e reconhecimento nacional e internacional na área.

 

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se aos profissionais de nível superior, graduados em qualquer área, que exerçam ou pretendam exercer atividades em perícias criminais ou cíveis na área de acidentes de trânsito, entre os quais: Peritos Criminais, Peritos Judiciais, Assistentes Técnicos, Policiais Rodoviários, Policiais Civis, Policiais Militares, Agentes de Trânsito, profissionais das áreas de Direito, profissionais das áreas de Engenharia e Física e demais áreas afins, que percebam a necessidade de continuar capacitando-se e atualizando-se em relação às técnicas disponíveis de perícias em acidentes de trânsito. 

 

MATERIAL DIDÁTICO 

  • O aluno receberá o material apresentado em sala de aula (slides em pdf, estudos de casos e notas de aula).
  • O aluno receberá modelos de planilhas MS Excel desenvolvidas para utilizar as metodologias e ferramentas estatísticas propostas para realizar os diversos cálculos na área de reconstrução de acidentes de trânsito. 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Representação Matemática dos Fenômenos Físicos nos Acidentes de Trânsito;
  • Conceitos Básicos de Probabilidade e Estatística Aplicados em Acidentes de Trânsito;
  • Análise Teórica e Experimental das Incertezas das Variáveis usadas em Acidentes de Trânsito;
  • Análise da Sensibilidade das Equações – Propagação das Incertezas nos Resultados Obtidos em Acidentes de Trânsito, com ênfase para os Métodos de Monte Carlo e Diferenças Finitas;
  • Utilização da Planilha MS Excel para Análises Estatísticas nos Cálculos em Acidentes de Trânsito;
  • Estudo de Casuísticas Reais de Acidentes de Trânsito e Aplicações dos Conceitos e Metodologias Estatísticas.

 

COORDENAÇÃO

PROFESSOR WILSON TORESAN JUNIOR

Doutor em Engenharia (2001) pela UFRGS.

Mestre em Engenharia (1996) pela UFRGS.

Especialista em Educação pelo SENAC/RS (2010).

Engenheiro Mecânico (1994) pela UFRGS.

Engenheiro de Segurança do Trabalho (2013) pela FEEVALE/RS.

É Perito Criminal do estado do Rio Grande do Sul desde 2001, tendo atuado na área de Engenharia Forense, com ênfase em locais de Acidentes de Trânsito.

Já atuou como professor de graduação e pós-graduação da UFRGS, PUCRS, ULBRA/RS, OAB/RS, Academia Nacional de Polícia de Brasília, IPOG, DALMASS, IPTM/UNF (Institute of Police Technology and Management/Univesity of North Florida – USA) e CEIRAT (Centro de Entrenamiento IRAT – Argentina).

Membro da NAPARS (National Association of Professional Accident Reconstructionn Specialists – USA) e INCR (International Network Collision Reconstruction – USA).

Ex-membro do corpo editorial da RBC (Revista Brasileira de Criminalística).

Coautor do livro Guia da Perícia Criminal do Rio Grande do Sul – A Justiça Criminal à Luz da Ciência. 

 

AGENDA DO CURSO

Presencial

20 horas

As aulas acontecerão em um final de semana

  • Sexta: das 18h às 23h
  • Sábado: das 8h às 19h
  • Domingo: das 8h às 13h

Curso disponível nas unidades abaixo:

MATRIZ
Anápolis – GO

E-MAIL:
contato@fta.edu.br

TELEFONES:
(62) 9 9982-4334 |  (62) 3702-4334

UNIDADES
São Paulo – SP | Florianópolis – SC | Rio de Janeiro – RJ | Belém do Pará – PA

E-MAIL:
comercial.sp@fta.edu.br

TELEFONES:
(11) 4118-3540 | (11) 99833-9329

 

Invista no seu futuro profissional!