METODOLOGIA PERÍCIA-AÇÃO E ENTREVISTA COGNITIVA

O CURSO

A execução pericial carece de uma ação metodológica científica. Desde a aceitação para elaboração pericial, até a entrega do laudo pericial, deve-se ater a a Metodologia Perícia-Ação, que é o conjunto de ações científicas, para atender ao solicitado pelo usuário para tomada de decisão. Dentre as diversas ferramentas ou métodos para a execução pericial, destaca-se a entrevista cognitiva, que comprovadamente é a melhor técnica de obtenção de dados úteis objetivos/subjetivos, para a elaboração do documento pericial (laudo/parecer pericial).

MOTIVAÇÃO

A motivação para a realização do curso encontra-se no fato constante no Art. 473 do Novo CPC:

• 473. O laudo pericial deverá conter:
  • 3oPara o desempenho de sua função, o perito e os assistentes técnicos podem valer-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte, de terceiros ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos necessários ao esclarecimento do objeto da perícia.

Na ação pericial, o Perito pode valer-se de técnicas científicas, que possam coletar informações úteis, para a execução do laudo pericial. Dentre as várias formas de obtenção de informações, destaca-se ouvir testemunhas, que para ser efetiva, necessita-se de método aplicado para a obtenção das informações com qualidade, de forma a evitar os vieses cognitivos. Dentre os métodos existentes destaca-se a entrevista cognitiva.

OBJETIVOS

Desenvolver nos participantes a relevância na aplicação de métodos científicos na execução pericial. Apresentar o uso científico e ético dos diversos conceitos, e técnicas aplicáveis a técnica de entrevista cognitiva. Criar uma reflexão crítica da ciência pericial, no processo subjacente presente na atividade de entrevista cognitiva.

DIFERENCIAIS

O diferencial do presente curso é oferecer ao aluno conhecimentos científicos e metodológicos, para serem úteis na execução pericial e outras ações afins. Suprindo a necessidade de que os profissionais da Perícia, possam ter acesso ao conhecimento avançado de Ciência Pericial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I – Breve Histórico da Ciência, Conceitos e Definições

1.1. Introdução

1.2. Conhecimento Científico e Objetividade

UNIDADE II – Metodologia Perícia-Ação

2.1. Fundamentos Científicos

2.2. Metodologia Científica e Prova Subjetiva

2.3. Metodologia Perícia – Ação

2.4. Habilidades de Comunicação Pericial

UNIDADE III – Ciência Cognitiva

3.1. Fundamentos Científicos da Psicologia

3.2. Psicologia Cognitiva (Atenção, Percepção, Memória)

3.3. Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento

3.4. Neuropsicologia Pericial (Viés Cognitivo)

UNIDADE IV – Entrevista Cognitiva

4.1. Fundamentos e Diferenças entre Interrogatório e Entrevista

4.2. Técnicas Psicológicas para Recuperação da Memória

4.3. Psicologia da Mentira

4.4. Técnica de Entrevista Cognitiva

MATERIAL DIDÁTICO

JESUS, Fernando. Ciência cognitiva e inteligência estratégica. Monografia não publicada (Pós-graduação em Inteligência Estratégica). Brasília: Faculdade Albert Einstein, 2004.

____. Psicologia aplicada à Justiça. 4ª edição. Goiânia: AB Editora, 2016.

____. Inteligência Jurídica e Forense: a problemática judicial da prova subjetiva. Goiânia: AB Editora, 2017.

____. Ciências Forenses, o Perito e o Laudo. Goiânia: AB Editora, 2019.

KAHNEMANN, Daniel. Pensar rápido, pensar despacio. Trad. Joaquín Chamorro Mielke. Buenos Aires: Debate, 2012.

MEMON, Amina; VRIJ, Aldert; BULL, Aldert. Psychology and Law: Truthfullness accuracy and credibility. Cambridge: McGrawHill, 1998.

POPPER, Karl. Conhecimento objetivo. Trad. De Milton Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1999.

DOCENTE

PROFESSOR FERNANDO DE JESUS

Psicólogo com titulação de Doutor pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Perito Criminal Federal – Classe Especial do Departamento de Polícia Federal (Área Contábil) – Aposentado. Contador Pós-graduado nível Especialização em Auditoria Contábil, Inteligência Estratégica, Docência Superior, MBA em Gestão Empresarial. Atualmente é professor em Pós-graduação pela FTA, PUCGOIÁS-IPECON, IPOG, INCURSOS. Foi Coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Alfredo Nasser. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Psicologia Jurídica e de Investigação (INCURSOS) e do Curso de Pós-Graduação (Especialização). Autor de dez publicações. Ex-Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Possui cursos do FBI, FLETC, DEA, ILEA, CICAD/OEA, Universidade da Califórnia do Sul (EUA). Foi Bolsista Chevening do British Council. Pós-doutorado em Ciências Jurídicas pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina). Diretor da empresa Evidenze Ltda. Docente de Metodologia Científica em Pós-graduação. Escritor.

AGENDA DO CURSO

EAD

Matricule-se Agora!

Preencha o formulário corretamente, clique em enviar dados para validar as informações e em seguida confirme a sua matrícula!